quinta-feira, maio 05, 2011

Roma

Primeiramente preciso contar que no dia que fui pra Roma, eu estava um pouco apreensiva. Deve ser porque nesta parte da viagem eu decidi de última hora e literalmente sozinha, visitar mais 2 países sem ninguém pra encontrar e não conhecendo nada por lá. Peguei o vôo no final da tarde, até que foi tranqüilo, mas eu ficava imaginando o que seria desse lugar com tantos lugares para visitar e sozinha. Chegando ao aeroporto de Roma peguei um táxi, porque não estava disposta a encarar mais uma rotina de metrô e mapas pelo fato de já estar cansada e levar tanta mala pesada. Veio um senhor e ofereceu para me levar por 25euros e eu nem quis pensar quanto os outros estavam cobrando só de pensar em mala. Quando vi, era um desses carros pretos e grandes no qual junto comigo iam mais umas 10 pessoas. Percebi que um casal de brasileiros estava no meio e perdidos, quando eles perceberam que eu era brasileira, já foram puxando papo. Olha, vou repetir mais uma vez: Eu sou uma pessoa de sorte! No caminho o motorista foi deixando as pessoas nos hotéis e  foi passando por toda a cidade iluminada explicando os monumentos. Demorei mais ou menos 1h30 para chegar ao hotel, mas foi super válido, porque vi todos os pontos turísticos à noite e nunca vi tanto lugar maravilhoso e cheio de luz.  No final ele passou em frente ao Coliseu e disse seu hotel é aqui, você está perto de tudo. Subindo as escadas do hostel com aquele monte de mala me aparece uma moça na escada e eu lógico que em português, perguntei se naquele andar era a recepção, mandei na lata. Ela olhou e disse: Brasileira? Eu pensei... Acabei de arrumar a companhia de Roma. Então bora tomar uma e fazer nosso roteiro.  Em 30min  a gente já estava bebendo e falando sobre a viagem. No dia seguinte ia ter simplesmente a missa com o papa...Gente...EU VI O PAPA. Chegamos a Capela de São Pedro 9h e eu ainda estava meio desconfiada que aquele papamóvel ia passar do meu lado.  Todo mundo falava pra ir cedo, porque era lotado e agente não ia conseguir lugar pra ficar... Detalhe: Vimos a missa toda sentadas. Eis que veio o Papa no papamóvel, na verdade há muitos anos eu não sentia uma emoção tão forte. Dá uma vontade de chorar, você lembra de tanta gente querida e de tantos que gostariam de estar ali que naquele momento eu não conseguia sequer dar uma palavra de tão engasgada que eu estava
De lá passamos na Praça de Veneza, o monumento no meu ver é o mais lindo de Roma em honra ao Rei Vittorio Emanuelle II, com mais de 150 anos e que hospeda também o soldado desconhecido. Castelo de Santo Ângelo (em língua italiana, "Castel Sant´ Angelo"), localizado à margem direita do rio Tibre, a pouca distância do Vaticano, MARAVILHOSO, tanto de dia como a noite. Continuando a caminhada fomos ao Coliseu...para tudo....O Coliseu é de tirar o ar!!! O ingresso custa 12 euros e vale MUITO a pena. Passamos umas 2h lá dentro,  não dá vontade de sair de tantos detalhes. Pra fechar o dia, passamos na igreja Trinità dei Monti que deve ser a mais fotografada das igrejas de Roma, já que se localiza no alto da Piazza di Spagna e da monumental escadaria chamada Espanhola, sendo o ponto de encontro dos romanos e dos turistas, de dia e de noite. Por final Fonta Di Trevi que é simplesmente um sonho.Você senta nas escadarias em frente e bem ao lado tem uma sorveteria sensacional.. O dia foi superprodutivo, os pés estavam estupidamente doídos, mas valeu a pena demais, muita emoção pra um dia só.Uma curiosidade, bem diferente do Brasil, é que a água de Roma é potável, então você pode beber a água das fontes.

No outro dia acordamos cedo, estava um calor de 30 graus e  fomos finalmente visitar o Museu do Vaticano. Você pode pagar um guia, mas preferimos pegar o mapa e seguir o fluxo. Neste caso, um guia em português cusatava 40 euros. O museu é lindo com área interna e externa, custa 12 euros a entrada, e você anda MUITO, várias horas. Preciso me atrever a dizer que fiquei  um pouco decepcionada com a Capela Sistina, não vi nada de tããããoo interessante lá. Mas confesso que tudo que estudei nos livros de História eu vi ao vivo lá e essa é a parte legal. Outro ponto curioso é que falavam pra gente ter paciência, pois afila sempre era gigante e íamos demorar 4h para entrar no Vaticano. Bom, chegamos lá, e em 15 min estávamos lá dentro.Vai saber...
Na parte da tarde resolvemos ir pra praia em Ostia. Na verdade Ostia foi uma aventura, o caminho do trem não era assim o mais bonito e começamos a achar que era pegadinha da agencia de turismo. “Em roma compramos um passe pra três dias por 25 euros “naqueles ônibus vermelhinhos de turismo e dá pra conhecer TUDO e que dá direito conhecer Ostia.” A gente ficava rindo dentro do trem, pensando o que a gente ia encontrar em OSTIA. Olha, paramos em Ostia Antiga e tivemos uma decepção que nem dá pra contar, até que uma moça disse que a outra Ostia que era a da praia Uffa!!! Ao sair do trem vimos uma paisagem de encher os olhos, o mar era simplesmente lindo, pessoas andando de patins, todo mundo feliz, tomando cerveja e vários resorts ao redor.CLARO” entramos em um deles como se estivéssemos hospedadas e fomos  lá ver o mar mediterrâneo. Mais a frente tinha um restaurante super,mega blass, pluss sensacional de legal o Restaurante MED no qual sentamos nas cadeiras e ficamos observando aquela paisagem que pra mim era um PRESENTE DE DEUS.  No final da tarde encontramos um bar onde fomos recebidas pelo dono que ao perceber que éramos brasileiras pediu para tocar axé..kakaka "Vixe mainha, ò neguinha, tudo é tão bom"..kakakaka, a gente chorou de rir,mas claro, achamos tão simpático que o papo fluiu e ficamos lá até anoitecer. Nesta noite ainda saímos pra comer uma massa(òbvio) e era a despedida, porque Fernanda voltava pro Brasil  às 8h da manhã e eu continuava a andança indo pra Madri as 11h. 
Não posso deixar de ater a detalhes como: Os garços de Roma são impacientes, você tem de pedir tudo de uma vez: Entrada, prato principal e sobremesa. Não perca os monumentos tanto de dia como a noite. Outra coisa importante, Roma não é um lugar de muitas boates, bares badalados, mas se quiser comer “pasta” e “pizza”  nem é preciso comentar. Lá a pizza vem individual, então quando voce pedir vai vir uma inteira pra voce geralmente com 8 pedaços. Os vinhos são ótimos e baratos, as "pastas", são divinas.  Minha sugestão é ficar pelo menos 3 dias, assim voce pode visitar todos os monumentos com calma e voltar durante a noite que é um espetáculo. Um fato interessante é que em Roma tive a sensação de já ter passado por lá, tudo era novidade ao mesmo tempo normal. É impossível conhecer Roma de uma só vez. É muita história, muita informação.  Próximo destino: Madri (Espanha).



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...