sábado, maio 07, 2011

Amsterdam.


Para Amsterdam fomos de avião pela Easy jeat, consegui comprar a passagem aqui no Brasil por 55 euros com direito a mala adicional. Fiquei no Van Onna Hotel, e pasme foi o hotel de 1 estrela mais bacana que já fiquei.. ambiente tranqüilo, cheio de flores e minha janela era de frente para os canais.Um sonho!

Amsterdam é contornada pelo rio, algo parecido com Veneza (que é banhada pelo mar). Tanto de dia como a noite a vista é linda. E romântica... Claro... Tudo é perto e tudo é movido à bicicleta, mas eu preferi fazer tudo a pé.  Lá você pode fumar maconha na rua sem problemas. E tem os lugares abertos como coffee shops que são conhecidos por venderem o que você não encontraria numa "cafeteria" brasileira. Fumar em público na rua não é proibido, mas também não é muito simpático.. Fomos conferir um desses por lá e encontramos umas meninas de João Pessoa super engraçadas. (Foto).Os coffes também ficam na Red Light.
Red Light District:  As prostitutas nas vitrines é uma das grandes atrações, para homens então... rs. Mas lá todo mundo vai como famílias inteiras, até crianças. Não deixa de ser uma atração. E é razoavelmente seguro, como é legalizado, a polícia patrulha o tempo todo. Se coisas relacionadas a sexo te incomodam, não vá e aviso aos meninos: Não pode fotografar, se eles perceberem eles tomam a sua máquina. Simples assim e funciona. É uma quebra de paradigma e um pouco chocante ao mesmo tempo. E tem os habitantes do bairro, que é muito bonito, que moram lá, mas não tem nada que ver com indústria do sexo. E isso é bem tipicamente holandês, essa mistura de cada-um-na-sua, prostitutas e vovós, senhores casados e jovens festeiros, todos andando e vivendo a vida. Ou seja: Ninguém cuida da vida de ninguém.


Casa de Anna Franklin: Muito legal e a história é bonita. Resumidamente a história dela é a seguinte: Anne Frank era uma adolescente de 13 anos quando ganhou de aniversário de seu pai um diário (dagboek). Ela, como toda a família, era judia e morava em Amsterdam. Isso era lá pelo começo dos anos 1940. Logo depois dela ganhar o diário, os nazistas invadiram a Holanda e passaram a mandar os judeus para campos de concentração. O pai da Anne Frank resolveu que seria uma boa se esconder antes que chegasse a vez deles. Eles fingiram que fugiram pra outro país, mas na verdade passaram a morar num anexo escondido atrás da empresa do pai dela. Viveram lá a família dela e mais algumas pessoas por uns dois anos, sem por o nariz pra fora, sem fazer barulho, compartilhando um único banheiro, em total confinamento. Uma hora eles foram descobertos, presos e enviados pra campos de concentração. Toda a família morreu, menos o pai dela. Quando a guerra acabou (dois meses depois da Anne Frank morrer), o pai dela voltou pra Amsterdam e descobriu que a filha manteve um diário durante toda a experiência. Ele editou e publicou o diário da filha, que acabou virando um best-seller e ela uma espécie de heroína nacional holandesa. A casa onde a família passou pela provação é hoje um museu aberto à visitação pública e uma das maiores atrações de Amsterdam. Vá ver, mas esteja avisado de que é uma experiência… solene, digamos assim. Da janela do meu quarto eu tinha a visão do relógio que fica no topo da casa e durante todo o dia o sino toca. Eu parei várias vezes na rua só pra ficar escutando e olhando os canais. E digo... É tocante.


Museu de Van Gogh. Não entrei porque a fila estava gigante e eu estava mais a fim de sentar na praça e observar a paisagem, porque fica bem na praça onde se encontra aquelas letras gigantes escrito “ I Amsterdam” ( se voce for  Amsterdan e não tirar foto lá, voce não foi a Amsterdam ok?) a praça é linda e lá você pode tomar um café delicioso.


Vondelpark: Neste parque as pessoas ficam lá sentadas, rodeadas de bebidas, música baixa, cada roda na sua. Você chega com seu lanche tipicamente europeu, e fica lá de bobeira mesmo. Parece que ninguém trabalha na cidade e claro, eu fiz a mesma coisa...


Leidseplein - A praça fica cheia de mesinhas, e tem restaurantes onde se come costela com molho barbecue por 9 euros à vontade. Comi horrores. Nú!!!



Se gostar de cerveja como eu, vá ao Heineken Experience. É uma visita pela antiga fábrica da Heineken, construída em 1867. O passeio é  totalmente “high-tech”. Você conhece a história da cervejaria, as propagandas que foram ao ar e o processo de produção através de diferentes ambientes multimídia. A entrada custa 15 euros, e dá direito a 2 tulipas de cerveja, deixe para ir no último horário lá pelas 17h30e  de lá vá pra rua curtir porque  a ultima parada lá dentro é em uma boate e você vai sair todo animado...


Outro passeio incrível  é ir a  Zaanse Schans. Pegue um trem e vá para Koog Zaandijk (aproximadamente 20 min). Chegando ao destino, desça na estação e vá pela saída da esquerda (para quem olha no sentido que o trem está indo). A partir daí, siga caminhando. A cada passo que der você sentirá cada vez mais forte um aroma de chocolate, pois há uma fábrica na região. (pena que não há visitas na fábrica...)
Mais adiante, cruze a ponte móvel onde você vai se deparar com esta maravilha de paisagem a direita e você já esta lá. Zaanse Schans, é uma vila que conserva perfeitamente as paisagens da Holanda, com vários moinhos, fábrica de queijo (nesse dia experimentei todos os tipos de queijos), fábrica de tamancos (aqueles famosos tamancos holandeses), campos de tulipas (não consegui ver os campos, meus pés estavam simplesmente moídos e eu não consegui mais andar). Uma dica, pegue uma bicicleta desde amsterdam, coloque-a no trem e vá. Vale muito à pena a visita. O passeio dura metade de um dia.
Em Amsterdam foi o último dia em que estive com pessoas das quais combinei de encontrar. Na tarde do dia 26 de março o Ale, Leo e Junior foram para o Brasil e o outro Leo foi para Roma, no qual no final da viagem o encontrei novamente só que em Madri. E então sozinha eu aproveitei a tarde pra andar naqueles famosos ônibus vermelhos de turismo e conhecer um pouco mais do lugar. O ticket custava 20 euros e parava em todos os pontos turísticos, ótima oportunidade para quem está sozinho e sem pressa de embarcar.
Mais tarde às 18h era minha partida para Alemanha.... E senta que lá vem história..rs Foi tenso...rs



Um comentário:

Anônimo disse...

Hum! Deu àgua na boca,viajar faz bem pra saúde e pra alma.

abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...